16 de dez. de 2013

Rede debate direitos humanos e a questão urbana



Por Cléber Sérgio de Seixas*

Como vem fazendo há dois anos, no último sábado a Rede Nós Amamos Neves realizou um evento para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro. O tema deste ano foi “Direitos Humanos e Cidade: Por direitos. Por uma cidade justa”. Participaram lideranças comunitárias, dirigentes pastorais, integrantes de movimentos sociais, educadores populares, ativistas digitais, professores, alfabetizadores, acadêmicos e outros. Dois assessores representaram o deputado estadual Adelmo Carneiro Leão (PT). O vice-prefeito de Ribeirão das Neves, Geraldo Lima, e esposa também marcaram presença.

Num primeiro momento, membros da Rede fizeram uma análise da atual conjuntura sócio-política de Ribeirão das Neves, de Minas e do Brasil, e um balanço das ações do movimento no ano que finda, além de esboçarem algumas diretrizes e objetivos para 2014. Em função do pequeno número de militantes da Rede presentes ao evento, e em decorrência da amplitude das discussões, uma reunião de integrantes da Rede para dar sequência ao planejamento para o próximo ano foi marcada para fevereiro próximo. 

A segunda parte do encontro foi marcada por um debate sobre a questão urbana. O tom das discussões foi dado pelo cientista político e militante das Brigadas Populares, Pedro Otoni, que em sua fala destacou o modelo de ocupação das cidades no Brasil e no mundo e a necessidade de uma reforma urbana que leve em conta a realidade daqueles que necessitam de moradia. 

Temas como as ações da Comissão da Verdade, a morte de Nelson Mandela, a situação das esquerdas brasileiras após as “jornadas de junho”, os movimentos sociais na atualidade, etc, também foram trazidos à baila. Após os debates, foi cantado um Parabéns para Ribeirão das Neves pelos seus 60 anos de emancipação política e, na sequência, servido um bolo de chocolate pelo aniversário da cidade. 

A terceira parte do evento seria uma pequena recepção aos médicos cubanos recém-chegados para trabalhar no município pelo programa do Governo Federal Mais Médicos. No entanto, nenhum dos médicos compareceu, por motivos ainda desconhecidos. 

Abaixo mais fotos do evento. 






* Cléber Sérgio de Seixas é assistente social, blogueiro e militante da Rede Nós Amamos Neves.

Nenhum comentário: